Finalmente uma solução para Carrinhos Abandonados e sem pagar valores altos mensais ou baseado na conversão, basta usar esse módulo e usar dentro de sua loja.
Recupera Carrinhos perdidos, no qual o cliente não fechou um pedido.
Existem diversas formas para recuperar Carrinhos Abandonados, mas a mais usada e uma das mais efetivas ainda é o E-mail.
Uma pesquisa na Forrester, concluiu que 46% dos clientes que tem carrinhos abandonados (pedidos perdidos) voltam ao site e finalizam a compra, quando recebem e-mails.
A partir do 27/09/2021 tem uma instalação gratuita inclusa.
Vamos a alguns dados sobre Carrinhos Abandonados:
Fonte: E-commerce Brasil
Como podemos ver, o Abandonado de Carrinhos está presente em qualquer loja, não tem mágica para evitar isso, mas tem como recuperar e transformar em uma venda completa e é nisso que este módulo propõem em ajudar.
Com ele você personaliza o seu e-mail usando um editor de texto completo, o mesmo usado no Opencart, podendo colocar html, imagens e personalizar todo o conteúdo do e-mail.
Também pode personalizar o Assunto do e-mail, outro fator importante para esse tipo de mensagem.
E-mail de exemplo criado
O que faz
Para usar os coringas, basta usar:
{nome}, {sobrenome}, {produtos} ou {botao} no local que quer que apareça eles no editor de texto. Para o Assunto use apenas {nome} e {sobrenome}
Painel do Módulo
Criando o Assunto e o Conteúdo do e-mail:
Use os mesmos princípios do E-mail Marketing, um especialista em E-mail Marketing pode ajudar nisso, recomendamos que crie um assunto interessante, que chame a atenção do cliente e depois um conteúdo direto com o objetivo que a loja pretende, pode ser ver se o cliente teve algum problema, oferecer um cupom de desconto e lembre-se de sempre por o link da loja para o cliente voltar ou então um botão com o objetivo de levar o cliente de volta a loja, como Vamos fechar o Pedido!, Compre Agora, Veja seu Desconto, entre outras formas.
O Footer é recomendado manter o padrão da loja, o logo é opcional por em cima, costumamos deixar apenas em baixo e destacar mais o conteúdo.
Também é interessante fazer testes, usar um assunto e depois de algumas análises com o Sengrid ou outro serviço suportado pelo Super Envio, mudar de novo e ver qual teve mais e-mails abertos. Depois fazer o mesmo com o conteúdo e ver os que dão mais resultados para a loja.
O objetivo é o cliente clicar no link que leve até a loja para ele finalizar a compra ou fazer uma nova compra.
A loja pode oferecer Cupom de Desconto, outra forma de desconto para atrair o cliente ou tentar ver qual foi a dificuldade do cliente ou motivo de ter desistido e ajudar ele com isso, podendo inclusive fidelizar o cliente.
Rodar automaticamente - Cron Job
Adicione a seguinte linha no Cron Job: wget -q -O - 'https://www.site.com.br/index.php?route=module/codemarket_carrinho/rodar&token=seu_token' /dev/null 2>&1
Troque site.com.br pelo endereço do seu site e o seu_token pelo Token de segurança informado no Painel.
Recomendamos deixar rodando 1 vez por dia pelo menos.
Pesquisas mostram que quanto mais rápido o cliente é informado, maior é a chance de recuperação. .
Recomendado
Módulo Super Envio de E-mail API
Módulo para enviar E-mail Transacional da Loja por API, usando serviços como Sendgrid, Mailgun, SparkPost e Mandrill, com isso pode ter melhor recimento e relatórios como se o e-mail foi recebido, aberto e clicado por exemplo.
Vídeo de Configuração
Lançamento
28/07/2016
Última versão 1.5 - 27/09/2021
Atualização
Versão 1.5 - 27/09/2021
Versão 1.4 - 21/05/2020
Recomendado a atualização, principalmente para loja com muito carrinho, já que foi melhorado a parte de limpar os carrinhos expirados, token de segurança e outros detalhes.
Versão 1.3.1 - 02/12/2018
Versão 1.3 - 06/06/2018
Versão 1.2 - 02/04/2018
Versão 1.1 - 12/03/2017
Compatibilidade
Opencart 3 até 3.0.3.9
Opencart 2.3.0.2
Painel Codemarket
GOSTEI! APESAR DE AINDA VER ELE FUNCIONANDO EFETIVAMENTE! PERCEBO QUE HÁ ATUALIZAÇÕES, E COMO NÃO SOU PROGRAMADOR, PODERIA HAVER ESSA ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA, COMO OS APP FAZEM!
Gostei muito do módulo e do atendimento. Nota 10!